ARMAS
A maioria das artes marciais chinesas faz uso em seus treinamentos de um vasto arsenal, que são usadas para o condicionamento do corpo, desenvolvimento dos reflexos e coordenação.
O treinamento com armas é feito geralmente depois que o aluno domina os princípios básicos do Kung Fu de mãos livres. O objetivo do treinamento é considerar a arma como extensão do corpo, o que força o desenvolvimento de novas habilidades e uma coordenação corporal diferenciada.
Entre as armas de guerra, as mais antigas são as de origem chinesa. O manejo das armas chinesas é muito difícil. Ao surgirem as classes na antiga sociedade chinesa, o Kung Fu chegou a servir às necessidades das classes dominantes. As guerras constantes causaram a melhoria das armas e o Kung Fu se integrou cada vez mais no treinamento militar.
Antigos escritos contam que exercícios de golpe e estocada que se praticavam durante a dinastia Shang e exercícios individuais ou em grupo com armas durante a dinastia Chou. Nos exercícios com arma, cada uma tem um estilo próprio e consta de dezenas de esquemas. Esses esquemas podem ser curtos ou longos. Os curtos tem de 20 a 50 movimentos, os longos, por sua vez, tem de 100 a 200 movimentos, muitos dos quais são difíceis de aprender. Cada estilo de Kung Fu possui muitos tipos de armas, que podem variar de um simples bastão a uma complicada corrente.
Estas armas servem como alongamento dos braços e também para coordenar os movimentos e modelar o corpo.
Há uma infinidade de formas de armas chinesas, e podem ser classificadas em curtas, médias e longas, e existem ainda, as articuladas.
ARMAS DESTACADAS
Dentre as armas ensinadas no estilo Shaolin do Norte citaremos algumas das mais utilizadas:
Armas Curtas:

Rabo de Peixe - Trata-se de uma arma exótica e pouco conhecida. O nome da arma deriva de sua forma, que lembra de um peixe com um rabo
enorme. Esse rabo é mantido sempre para cima para bloquear os ataques das armas inimigas.

Armas Médias:


Facão (刀) - Presente em quase todos os estilos de Kung Fu, muito praticado, geralmente são de movimentos simples, porém eficientes em todos os golpes
Armas Longas:


Lança - considerada a rainha das armas longas, era usada a cavalo e é capaz de desenvolver a coordenação entre os braços e o corpo.

Armas Articuladas:

Corrente - Uma das mais difíceis armas para serem manejadas, muito útil, eficaz e exige anos de prática para aprendê-la a usar corretamente.

Existem muitas outras armas no arsenal chinês como Leque, Bengala, Lança de duas pontas, Coroa, Cordão, Banco, Caneta, Flauta, Kwan Dao, Pu Dao, Lança cobra, etc.

Nenhum comentário:
Postar um comentário