quinta-feira, 31 de março de 2011

Professor Jorge Jung

Jorge Wilmar Jung começou seu treinamento no estilo Shaolin do Norte na década de 70, com seu Mestre Lee Chung Dee, em Porto Alegre/RS.
O Professor Jorge é o aluno mais antigo do Mestre Lee, sendo o primeiro a praticar o Kung Fu Shaolin do Norte no Rio Grande do Sul.
Mestre Lee ministrava suas aulas na antiga academia Rui Barbosa, na Rua Riachuelo, bem no centro de Porto Alegre. Lá se praticavam várias modalidades de artes marciais, tais como Judô, Karatê, Boxe, Luta Livre e, claro, o Kung Fu Shaolin do Norte.
O Mestre chinês tinha dificuldades com a língua portuguesa, dessa forma não conseguia pronunciar corretamente o nome do seu aluno Jorge. Na tentativa chamar o seu aluno pelo nome pronunciou “Janjão”, apelido que prontamente pegou junto aos outros alunos. Até hoje esse nome é muito conhecido e respeitado no meio do Kung Fu pela habilidade e conhecimento, considerado o melhor aluno do Mestre Lee em sanshou (combate).
Professor Jorge era muito sério nas lutas, batia forte, chegando até a machucar seus colegas de treino. Sempre foi temido e respeitado.

Sua coragem e seriedade no Kung Fu o fizeram famoso no meio marcial. Recebeu vários desafios de lutadores, inclusive de outras modalidades, e sempre se saiu vitorioso.

Sua relação com seu Mestre sempre foi de muito respeito, servindo de exemplo para seus alunos e colegas de treino como se comportar perante seus superiores.



Era definido como um homem de poucas palavras e de muita ação, falava através do olhar, do chute e do soco.
Durante seu aprendizado morou por vários anos na academia do Mestre Lee, lá aprendeu muito. Treinava seus katis até três da manhã, dormia no tatame com uma arma na mão, geralmente a última que estava aprendendo a manejar. No outro dia, ao abrir a academia, Mestre Lee começava as aulas com Jorge ainda dormindo no tatame, não o acordava pois sabia do seu esforço. Jorge acordava sozinho, ia tomar banho, trocava de roupa e continuava a treinar pelo resto do dia, sempre nessa rotina por muitos anos a fio.

Quando Mestre Lee saiu de Porto Alegre, visando introduzir o Shaolin do Norte em Santa Catarina e , posteriormente, no Paraná, deixou o Professor Jorge como seu representante oficial. Isso trouxe muitos problemas para o Janjão, mas ele não se abalou, segurou a peteca até hoje e fez um grande trabalho, formou vários professores e levou muitos títulos para o Rio Grande do Sul. Seu trabalho produziu vários campeões nacionais, tanto em luta quanto em rotinas. De 1990 a 1998 seus atletas eram chamados pelos outros de “loucos do sul”, só buscavam o knockout em suas lutas, nada de pontos. Reflexo de um professor destemido, furioso como um tigre que busca abater sua presa. Assim Janjão ficou conhecido em todo o Brasil, respeitado e admirado até por mestres chineses.
Certa vez, o Brasil foi convidado para participar de um campeonato latino-americano de Kung Fu e a pedido da cúpula do Kung Fu nacional o país foi representado pelos alunos do Professor Jorge, em reconhecimento do seu trabalho.
O Professor Jorge ajudou a difundir o Shaolin do Norte também em outros estados brasileiros, deu aulas na região norte e formou mais professores por lá. Não media esforços no seu trabalho, chegando a dormir em bancos de madeira apoiando a cabeça em revistas de artes marciais.
Lutando com seu aluno Reinaldo, certa vez, desferiu-lhe um chute que no susto foi esquivado. Na seqüência Jorge disse: “eu te acerto a hora que eu quiser, assim como acerto qualquer um aqui dentro da academia”. Quando seu aluno iria responder que sabia disso, não conseguiu completar a frase, Janjão aplicou um chute lateral que o levantou do chão projetando-o em direção da parede de armas. Tentou levantar arrumando as armas e quadros que caíram, não deu tempo, Janjão já estava em cima batendo forte outra vez.


O Professor Reinaldo tem muitas passagens de luta para contar sobre o seu professor, tudo era muito rápido, não havia adversários à altura do Janjão, como ele mesmo dizia: “senta, não dá pra saída”.
Muitos desistiram desse treinamento, árduo e rigoroso. Os que completaram hoje estão ensinando o seu legado, lamentável que alguns se perderam no caminho, cegos pela vaidade e pelo ego.
Professor Reinaldo, por sua parte, só pode agradecer por tudo o que lhe foi ensinado pelo Professor Jorge. Sente orgulho de ter sido aluno do famoso Janjão, o melhor lutador de Shaolin do Brasil, dito pelo próprio Grão Mestre Chan Kowk Wai.



O Professor Jorge ensina na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 72, sala 3, 1º andar. Ao lado da Galeria do Rosário, Centro. Telefone: (51) 9828-2068

24 comentários:

  1. CARAMBA!!

    Acreditem se quizerem, mas JORGE JUNG (Janjão) virou meu mestre nesse meio de ano, eu Lucas Simões comecei a trinar com ele, e TUDO oq lí aqui, eu confirmo, ele sempre me contou por exemplo, que quando levava seus alunos pra lutarem fora do sul, as pessoas falavam, "Há lá vem os cavalos do Jorge" ou ainda, "Há lá vem os porra-loca do sul"... me senti ainda mais motivado a treinar, sabendo que tudo akilo que meu mestre tanta falava era verdade, e ainda mais, que ele foi consciderado pelo Grãn Mestre como o "Melhor lutador brasileiro"... Orgulho do meu mestre!

    ResponderExcluir
  2. Conheci o Mestre Jorge ha quase trinta anos, quando comecei a praticar Kung Fu. Treinei muito anos, paesar de muitos afastamentos da academia por motivos profissionais ( sou advogado ha 27 anos e professor universitário). Ainda tenho muito para aprender. Mas nos anos de convivência com o mestre Jorge, além de muita tecnicas do kung Fu, aprendi muitas lições de vida, que tornam o Kung Fu nao apenas uma luta, mas uma filosofia de vida, nos ensinado a respeitar ao proximo e ser bondosos. Os antigos alunos do mestre Jorge, além de ser ótimos lutadores, sao pessoas de bom coração. Obrigado Mestre Jorge. PS: Logo estarei de volta....

    ResponderExcluir
  3. admiro muito o professor JORGE JUNG li muito sobre ele,gostei muito sobre a história dele queria saber aonde eu acho os alunos que ele formou numa academia aqui perto um mestre falou que foi graduado pelo Janjão queria saber um blogger ou um site que tenha esses alunos formados por ele.obrigado

    ResponderExcluir
  4. O grande Mestre (Jan Jao) Jorge jung,eu inicei meus treinamento na decada de 80 ,entao mais praticante curioso pelas artes marciais chinesas,entao começou uma pratica da arte,com tempo entao gafanhoto borracha.
    que adimira este mestre seu trabalho mas artes marciais .
    vi muitas historias acontecer durante estes 33 anos!
    com carinho e respeito meu grande pai e mestre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também treinei lá na Andradas em 1984 e lembro do borracha.treinei até 1990 e depois mais 4 anos

      Excluir
    2. Eu também treinei lá na Andradas em 1984 e lembro do borracha.treinei até 1990 e depois mais 4 anos

      Excluir
  5. Aprendi com meu mestre a ter uma visão mais ampla das coisas em geral, inteção das pessoas, analisar as situações de fora , a me planejar , pensar no futuro, a me perceber cheio de defeitos e crescer com isso, a não ter medo de chorar e mostrar meus sentimentos, a plantar arvorezinhas , a perdoar as falhas dos outros (na verdade frustrações de minhas espectativas) , a ver a luta como uma ciencia e o kungu um estudo, a melhorar e perseverar. Não tive pai , começei no kung fu aos 12 anos , ele foi minha imagem paterna , morei com ele , me conseguiu emprego,me chamou de filho... Esse nosso mestre pra mim é um pai, amigo e professor . O Janjão mudou minha vida.Agradeço todos os dias por nossos caminhos terem se cruzado.

    ResponderExcluir
  6. TREINEI KUNG-FU COMO MESTRE JORGE JUNG NA PRIMEIRA ACADEMIA ONDE ELE PASSOU A DAR AULAS E SER O RESPONSAVEL E O MESTRE LEE JA NÃO ESTAVA MAIS EM PORTO ALEGRE APRENDI MUITO O ESTILO SHAOLIN DO NORTE MAS TAMBEM A RESPEITAR O PRÓXIMO POR QUE O MESTRE JUNG ENSINAVA E DAVA EXEMPLO PARA SEUS ALUNOS ALGUNS EXEMPLOS QUE EU LEVEI PARA MINHA VIDA POIS TINHA 18 ANOS QUANDO PRATICAVA KUNG-FU HOJE TENHO 48 ANOS E TRAGO COMIGO MUITA COISA QUE APRENDI E SEI QUE TENHO QUE APRENDER MUITO KUNG-FU É A MELHOR ARTE MARCIAL POIS É UMA FILOSOFIA DE VIDA
    OBRIGADO MESTRE JORGE JUNG VECÊ É O MELHOR, JANJÃO.

    ResponderExcluir
  7. Comecei com ele na academia do Fernando Martins depois continuei seguindo ele por onde passava.

    ResponderExcluir
  8. mestre Jorge J. Jung ja ensinou aki em fortaleza

    ResponderExcluir
  9. Vanderlei Mello, treinei com o mestre Jorge hiung desde o kidokam já não estava mais o mestre lee, mais tarde fomos para a cademia estilo de lá sai com 28 anos já a 6 anos com o mestre jorje o janjão tive duas ernias de disco e um estiramento no nervo da virilia me afastando definitivamente do kung fu, o mestre Jorge sempre me ensinou a ser umilde e respeitar os meus colegas e sempre dizendo assim que tu melhorar volte a treinar tu temns futuro, o tempo foi passando e nada de melhorar, mas eu dizia para mim mesmo Deus vai me ajudar e eu vou voltar a treinar, o tempo passou e tu hoje recuperado das duas hérnias de disco e com o nervo curado retorno a cademia do mestre Jorge 26 anos depois estou tendo que recomeçar do 0 pois fiquei todo esse tempo parado tive depreção . hipo tiroidismo, gota, preção alta não fiquei pior por falta de espaço o Taichichuan vai me devolver a força, respeitem esse mestre porque ele foi o maior do
    Brasil e ainda é o melhor mestre chaulin do norte do RS, um abraço mestre Joege hiung.

    ResponderExcluir
  10. Fui aluno do Mestre Janjão por um bom periodo na Academia Kidokan. Um professor muito concentrado e muito sério. Aprendi artes marciais com seriedade e até hoje guardo os principios.

    ResponderExcluir
  11. Quem nunca teve " Jorgite " na vida de Shao-lin, nunca foi aluno dele...

    ResponderExcluir
  12. tive aulas de kung fu nos anos 80 na academia KORPUS no menino deus, em Porto Alegre, professor respeitado por professores de outras artes marciais, por sua capacidade e convívio, que é difícil. abraço ao janjão.

    ResponderExcluir
  13. Treinei com o mestre Janjão na Kidokan, comecei com o professor D'Avila (Garra de Águia) depois passei a treinar com o mestre, melhor pessoa que já conheci, clássico, respeito aos princípios, um verdadeiro Shao-Lin.
    谢谢大师

    ResponderExcluir
  14. Eu e Meu irmão conhecemos o Prof. Janjao na Antiga academia Stilus, na gal.Camara no Centro... la tbm treinavam o Famoso prof. Sansão e o Prof. Milton... Baita tempo... ha mais de 32 anos atras.... 🙏

    ResponderExcluir
  15. Esse mestre Jorge eu conheci ele e mais alunos de kung Fu da antiga inclusive,alguns que ganharam o direito de ir pra china lutar...

    ResponderExcluir
  16. Que saudades da academia estilo no centro de Porto Alegre...

    ResponderExcluir
  17. Mestre Jorge, treinei na Academia Stylo melhor não existe

    ResponderExcluir
  18. O que dizer,bons tempos da academia estio treinei com o mestre Janjão. Guardei seus princípios saudades um forte abraço a todos irmãos Shaolin

    ResponderExcluir
  19. Treinei com mestre Janjão inicialmente na Coronel Genuíno, onde hoje é a faculdade SENAC, depois fui pra Kidokan na Duque e mais tarde pra General Câmara, mas o melhor lugar foi na Coronel Genuíno, um lugar amplo, muitos alunos, bons treinos, boas lutas e muito aprendizado, em 1992 sofri um acidente e tive que interromper os treinos e nunca mais voltei, já estava na Kidokan, bons tempos aqueles. Ele tinha um time de primeira lá na Genuíno: Babi, Sansão, André (Bolo), Teles, Cleber entre outros. Uma pena que não pude seguir, na Kidokan tive aula com o Marcelo, outra fera aluno do Janjão. Boas lembranças ficaram na memória, espero que todos estejam bem, em particular o mestre.

    ResponderExcluir
  20. Treinei com mestre Janjão inicialmente na Coronel Genuíno, onde hoje é a faculdade SENAC, depois fui pra Kidokan na Duque e mais tarde pra General Câmara, mas o melhor lugar foi na Coronel Genuíno, um lugar amplo, muitos alunos, bons treinos, boas lutas e muito aprendizado, em 1992 sofri um acidente e tive que interromper os treinos e nunca mais voltei, já estava na Kidokan, bons tempos aqueles. Ele tinha um time de primeira lá na Genuíno: Babi, Sansão, André (Bolo), Teles, Cleber entre outros. Uma pena que não pude seguir, na Kidokan tive aula com o Marcelo, outra fera aluno do Janjão. Boas lembranças ficaram na memória, espero que todos estejam bem, em particular o mestre.

    ResponderExcluir
  21. BAH EU COMEÇEI EM 1984 NA ANDRADAS 812
    ACADEMIA NOCAUTE.CONHEÇI O MESTRE LEE LÁ TAMBEM.SE ALGUEM QUUSER FALAR COMIGO
    WATS 991072397

    ResponderExcluir