ARMAS
A maioria das artes marciais chinesas faz uso em seus treinamentos de um vasto arsenal, que são usadas para o condicionamento do corpo, desenvolvimento dos reflexos e coordenação.
O treinamento com armas é feito geralmente depois que o aluno domina os princípios básicos do Kung Fu de mãos livres. O objetivo do treinamento é considerar a arma como extensão do corpo, o que força o desenvolvimento de novas habilidades e uma coordenação corporal diferenciada.
Entre as armas de guerra, as mais antigas são as de origem chinesa. O manejo das armas chinesas é muito difícil. Ao surgirem as classes na antiga sociedade chinesa, o Kung Fu chegou a servir às necessidades das classes dominantes. As guerras constantes causaram a melhoria das armas e o Kung Fu se integrou cada vez mais no treinamento militar.
Antigos escritos contam que exercícios de golpe e estocada que se praticavam durante a dinastia Shang e exercícios individuais ou em grupo com armas durante a dinastia Chou. Nos exercícios com arma, cada uma tem um estilo próprio e consta de dezenas de esquemas. Esses esquemas podem ser curtos ou longos. Os curtos tem de 20 a 50 movimentos, os longos, por sua vez, tem de 100 a 200 movimentos, muitos dos quais são difíceis de aprender. Cada estilo de Kung Fu possui muitos tipos de armas, que podem variar de um simples bastão a uma complicada corrente.
Estas armas servem como alongamento dos braços e também para coordenar os movimentos e modelar o corpo.
Há uma infinidade de formas de armas chinesas, e podem ser classificadas em curtas, médias e longas, e existem ainda, as articuladas.
ARMAS DESTACADAS
Dentre as armas ensinadas no estilo Shaolin do Norte citaremos algumas das mais utilizadas:
Armas Curtas:
Punhal - Era utilizado nas lutas corporais, é perigoso até para que usa, se não souber manejar bem poderá se dar mal.
Rabo de Peixe - Trata-se de uma arma exótica e pouco conhecida. O nome da arma deriva de sua forma, que lembra de um peixe com um rabo
enorme. Esse rabo é mantido sempre para cima para bloquear os ataques das armas inimigas.
Armas Médias:
Espada (劍) - Seu uso exige grande habilidade, pois se trata de uma arma leve e não deve chocar-se direto com a arma adversária.
Facão (刀) - Presente em quase todos os estilos de Kung Fu, muito praticado, geralmente são de movimentos simples, porém eficientes em todos os golpes
Armas Longas:
Bastão - É a base das armas longas e quase sempre a primeira que um praticante aprende, existem vários katis para esta arma de efeito mortal.
Lança - considerada a rainha das armas longas, era usada a cavalo e é capaz de desenvolver a coordenação entre os braços e o corpo.
Tridente - Uma arma muito eficiente que era usada para caçar animais ferozes, mais tarde adaptada para o combate.
Armas Articuladas:
Corrente - Uma das mais difíceis armas para serem manejadas, muito útil, eficaz e exige anos de prática para aprendê-la a usar corretamente.
Tri-articulada ou San Jie Gun (三節棍)- Considerada como a mais dificultosa de manejar entre as armas longas, ensinada apenas para os alunos mais experientes.
Existem muitas outras armas no arsenal chinês como Leque, Bengala, Lança de duas pontas, Coroa, Cordão, Banco, Caneta, Flauta, Kwan Dao, Pu Dao, Lança cobra, etc.